QUAL O MELHOR SENSOR PARA MEDIÇÃO DE TEMPERATURA NA SUA INDUSTRIA?
Com as sondas termométricas e Termopares produzidos na Tecnisis poderá resolver grande parte das aplicações na sua empresa
Mais de 80% dos sensores aplicados em processos industriais referem-se a sensores para medição de temperatura, sendo os sensores mais comuns os Termopares e as Resistências Termométricas PT100. Em algumas aplicações utilizam-se ainda os termistors e os pirómetros ópticos, estes últimos para a medição de temperatura sem contacto.
Em grande parte das aplicações com os termopares e as Pt100 podem medir-se gamas de temperatura que vão desde os -200 até aos 2100 ºC, possibilitando medidas de grande precisão e fiabilidade.
O principio de medição de temperatura
As sondas Pt100 medem a temperatura baseados na variação de resistência do sensor de platina a variações de temperatura sendo o valor da resistência de 100 Ohm a 0ºC e tendo uma resposta linear ao longo de toda a gama. Com os termopares a medida de temperatura é baseada na variação de voltagem entre os condutores do termopar constituídos por metais diferentes (Fe-CuNi ou Ni-CrNi ou Pt-RhPt.
Quando se utilizam os termopares e as Pt 100
Nas aplicações de medição temperatura entre -200 e +600 ºC utilizamos preferencialmente as sondas PT100, enquanto para as aplicações superiores a +600 ºC utilizamos os termopares.
Na grande maioria das aplicações aplicamos as sondas de temperatura sendo o critério baseado em:
- Para medidas até +600 ºC sondas PT100
- Para medidas até +700 ºC o termopar tipo J ( Fe-CuNi)
- Para medidas até 1100 ºC os termopares tipo K (Ni-CrNi)
- Para medidas até 2000 ºC os termopares tipo R,S,T (Pt-RhPt diferentes percentagens, e os termopares de Tungsténio - Rénio para atmosferas redutoras.
As vantagens das sondas Pt100
As sondas Pt100 têm muito mais aplicações na industria que os termopares e as grandes vantagens são:
- A elevada precisão com os bolbos de classe A com erro de 0,35 ºC para 100ºC
- Grande variação de sinal face as variações de temperatura
- A linearidade do sinal ao longo de toda a gama de temperatura
Com os termopares a linearidade do sinal só existe em determinada parte da gama de medida, devendo ser utilizados preferencialmente nessa parte da gama e utilizados circuitos de linearização. A amplitude do sinal em relação com a temperatura é muito inferior ás da sondas Pt100.
A elevada qualidade das sondas produzidas na Tecnisis e a garantia de funcionamento durante muitos anos sem manutenção
Na Tecnisis a maior parte das sondas que produzimos são do tipo PT100 e até ao momento temos instalado no mercado mais de 37600 sondas. Muitas dessas sondas estão instaladas em processos adversos com elevada vibração e com ambientes agressivos.
Uma vez aplicadas, as nossas sondas não precisam mais de manutenção devido ao facto de utilizarmos materiais de elevada qualidades. As razões para a elevada duração das sondas sem manutenção devem-se a:
- Qualidade das soldaduras efectuadas na ligação do bolbo aos fios de sinal
- Compactação com oxido mineral do elemento sensor na bainha de protecção.
- Materiais em contacto com o processo (bainha e adaptadores) de Aço inox 316 L
- Bolbos Pt100 classe de primeira escolha
- Cabeças em alumínio ou de ABS de grande robustez
- Zona fria para as aplicações de alta temperatura e com conversor 4..20 mA integrado
Com estas condições conseguimos sondas com elevada resistência mecânica e insensibilidade a vibrações externas. Os sensores PT100 são de filme de platina depositados em substrato de cerâmica. A resposta a variações de temperatura é muito rápida sendo o tempo de resposta praticamente derivado do tubo de protecção.
As aplicações dos termopares
Com os termopares utilizamos tubos de aço inox quando as temperaturas são inferiores a 900 ºC, tubos de aço refractário para temperaturas até 1200 ºC e tubos em cerâmica para temperaturas superiores a 1200 ºC. As sondas poderão incorporar transmissor de temperatura para transmissão de sinal 4..20 mA. Em todo o processo de fabrico damos especial cuidado a soldadura dos elementos e ao isolamento dos sensores e fios condutores.
Todas as sondas são todas testadas a 100% no final do fabrico.
De todas as sondas destacam-se as sondas versão higiénica para a industria alimentar, as sondas com cabeça EX ou com transmissor EX para zonas classificadas perigosas, as sondas com bainha dedo de luva que permite a remoção do sonda sem paragem do processo e as sondas simples com pequeno tubo de aço inox sem cabeça e com cabo de extensão em teflon ou ptfe ou cabo normal.
Se na sua aplicação tiver temperaturas entre -200 e 500 ºC então escolha as sondas PT100 com elementos em contacto em aço inox e para temperaturas superiores escolha os termopares, J,k,R.
A Tecnisis tem instaladas sondas desde 1993 em praticamente todas as industrias em Portugal. Temos capacidade para efectuar o fornecimento de sondas no próprio dia do pedido.
Se precisar de uma sonda versão normal ou a tal sonda de versão especial, consulte-nos pelo telefone 21 426 72 90 ou e-mail info@tecnisis.pt.
PS:
SE na sua empresa precisa de medir temperaturas desde -200 até 2100 ºC, utilize sondas PT100 ou termopares da Tecnisis. Escolheremos a sonda mais adequada para a sua aplicação.
O nosso objectivo é o de lhe fornecer sondas de qualidade, no mínimo prazo, e com preço competitivo. Consulte-nos
Para mais informação, consulte o nosso folheto em formato PDF